sexta-feira, 31 de julho de 2009

A Música e sua influência nas emoções

A música, como tudo em nosso ambiente, nos influencia. Segundo alguns pesquisadores, a música afeta o caráter e a sociedade, pois cada pessoa é capaz de trazer para dentro de si a harmonia que acaba influenciando nos pensamentos, nas emoções, na saúde, nos movimentos do corpo, enfim, em todo o bem estar do ser humano. A pesquisa aponta que as composições devem ser trabalhadas de forma a contribuir construtivamente para as relações, bem como observar o lado moral.

Experiência feita com leões, expondo diversos estilos musicais mostrou que os graus de irritabilidade e de calma destes animais variam conforme o estilo musical a que são expostos. A influência da música é tão grande que atua constantemente sobre nós, acelerando ou retardando, regulando ou desregulando as batidas do coração, relaxando ou irritando os nervos, influindo na pressão sangüínea e no ritmo da respiração. É comprovado o seu efeito sobre as emoções e desejos do homem.

Para Nahara Lima, estudante do Projeto Música Para Todos, a música tem o poder de influenciar o humor das pessoas. “Se admiramos um artista ou uma música isso vai de alguma maneira influenciar nosso comportamento. Isso ocorre com crianças, adolescentes e até mesmo com adultos”,disse.

Mas qual é a influência da música no humor das pessoas? Sem dúvida nenhuma, a música influência diretamente o ser humano. Uma prova disso é que existem pessoas que usam a musicoterapia para a cura. Esse tipo de tratamento utiliza o som cuidadosamente específico que estimula o funcionamento dos órgãos e estado emocionais.

Nahara toca bateria e percussão há dois anos no Projeto. Para ela a música age diferente em diversos momentos. “Cada música age de uma forma diferente em mim. Gosto de ouvir Música Popular Brasileira (MPB) por que adoro os ritmos e as letras, não gosto das que não me acrescentam cultura. Quando estou chateada MPB me acalma, me traz paz e equilíbrio. As instrumentais que tocamos no Projeto me emocionam de uma forma diferente. Busco a música como um auxílio para meus problemas pois elas costumam falar muito por nós, dos nossos sentimentos,emoções e até momentos do dia-a-dia”, finalizou Nahara .
Extraido do site http://www.meionorte.com/noticias,a-musica-e-sua-influencia-nas-emocoes,61746.html